domingo, dezembro 06, 2009

sinterklaas e zwarte piet.

sinterklaas, mas conhecido com st. claus, também chamado de são nicolau, que inspirou o nosso querido papai noel.
esse velhinho ai tenho certeza que todo mundo conhece.
mas e zwarte piet? que para nós significa pedro preto.
esse ai foi novidade pra mim. e a cidade ta cheia deles.
desde novembro que quando saio pra passear pela cidade,
vejo vários pedros pretos, sejam eles homens, mulheres e crianças.
até num bar que eu fui, os holandeses todos arrumados,
mas com o chapéu do tal pedro petro na cabeça.
resumindo fui procurar saber quem danado é zwarte piet.

aprendi na minha infância que os ajudantes de papai noel eram as renas. e ainda tinha rudolph, a rena mais famosa.
mas aqui na holanda ninguém fala nada das rena, o famoso ajudante de sinterklaas aqui é o tal do zwarte piet.
a primeira história foi que pedro preto era um mendigo e depois de ter sido ajudado por st. claus, ele promete ficar e ajudá-lo.
assim, bem dizer o "escravo do papai noel".
anos depois, pra história ficar mais bonitinha e suavizar o racismo, eles mudaram a lenda.
hoje se diz que zwarte piet continua sendo ajudante de papai noel, mas não é negro.
dizem que ele é preto porque tem que descer as chaminés das casas pra entregar os presentes das crianças.
bem mais bonitinha essa versão né?
hoje é o dia de sinterklaas, que foi comemorado aqui ontem, na véspera.
agora ta explicado porque tinha tanta gente pintada de preto pela cidade.

pra vocês conhecerem os famosos zwarte piet:

3 comentários:

Unknown disse...

Biloca, neste dia, além de se vestirem de Pedro Negro, os holandeses também fazem uma brincadeira de esconder os presentes em casa, mas antes, sentam numa mesa, falam algumas características (a maioria delas, pejorativas) da pessoa e quando o povo adivinha de quem se está falando, a pessoa em questão precisa adivinhar onde está seu presente.
Eles fizeram isso aqui em casa e meu presente foi uma super-taça de sorvete, pq eu nem gosto de doce, né? eheh
Vou procurar as fotos do dia pra te mostrar depois.
bjinhos.

Serejo disse...

Que história doida Biloca!
Se fosse aqui no Brasil o nome ia ser Zé Negão e eu tenho certeza que ele ia jogar capoeira. :)

Unknown disse...

quando ties tava aqui ele deu um chocolate em forma de letra de presente pra mim, e tentou explicar marromeno a historia do zwarte piet.eu lembro que eu viajei na maionese. hahahhaa....